Mural de Recados

A BIREME/OPAS/OMS tem como uma de suas fortalezas a participação de sua rede social com a qual vem interatuando ao longo dos seus 43 anos de existência. Como marca do encerramento da gestão do Diretor Abel L. Packer, no próximo dia 31 de maio de 2010, este espaço visa compor um painel de depoimentos dos atores e participantes desta rede, todos que, de alguma forma, estiveram presentes neste período da história da BIREME, e que, portanto também participam dos sucessos e desafios que caracterizaram essa gestão.

Deixe o seu depoimento sobre a importância deste período (1999-2010). Participe!


Wall Scrap

One of the strengths of BIREME/PAHO/WHO during its 43 years of existence is the participation of its social network with which has been interacting. As a highlight of the Director Abel L. Packer, which administration period will end on May 31, 2010, this space aims to compose a testimonial panel of the network participants. All of them, in some way, were present in this period of BIREME’s history and, therefore, also took part in the success and challenges that characterized this direction.

Leave your testimonial on the importance of this period (1999-2010). Join us!


Mural de Recados

BIREME/OPS/OMS tiene como una de sus fortalezas la participación de su red social con la cual interactua a lo largo de sus 43 años de existencia. Como marca del cierre de la gestión bajo el liderazgo del Director Abel L. Packer, el 31 de mayo del 2010, este espacio tiene como fin componer un panel de testimonios de los actores y participantes de esta red, todos que de alguna manera, estuvieron presentes en este período de la historia de BIREME y, por lo tanto, también participan de los sucesos y desafíos que caracterizaron esa gestión.

Deje su testimonio sobre la importancia de este período (1999-2010). Participe!

147 Mensagens no “Mural de Recados”

  • Laboratório de Qúímica de Proteínas 11 de junho de 2010

    Dear Abel,

    In the relatively short time it has existed, Scielo has made the most important positive contribution to Brazilian scientific journal publishing and to the development of Brazilian science. Scielo has made it possible for scientists in Brazil and all over the world to read our papers published in more than 200 journals without cost to the reader or publisher. Scielo is not only Brazilian but includes more than 200 journals from the Americas, as well as Spain, Portugal and South Africa. Scielo is, no doubt, the most important and successful initiative in open access to journals taken by any developing country in the world.
    Abel, you as the primary source of ideas and energy for this initiative, along with Rogério Meneghini and the members of the Scielo team, BIREME, FAPESP, CNPq and CAPES, can be very proud of this important contribution to the development of Brazilian science and information technology. As a person who has accompanied these developments since the beginning as an Editor of the Brazilian Journal of Medical and Biological Research, I can assure you that you “made the difference” and I am pleased to have been associated with you in this adventure,
    Lewis Joel Greene

  • Silvio Salinas 10 de junho de 2010

    Caro Abel:
    Meus parabéns pelo magnífico trabalho junto ao SCIELO nesses anos todos…
    Um grande abraço,
    Silvio Salinas
    Instituto de Física da USP

  • Charles Pessanha, Professor de Ciência Política da UFRJ e Editor de Dados - Revista de Ciências Sociais 10 de junho de 2010

    Conheci Abel Packer no I Workshop de Editores Científicos que, como presidente da ABEC, tive a satisfação de organizar em 1995. A agenda da reunião privilegiou temas como a visibilidade do periódico científico no Brasil e a divulgação da ciência produzida nos países periféricos, então chamada ciência perdida do Terceiro Mundo. As propostas apresentadas por Abel Packer e por Rogério Meneghini privilegiaram esses dois pontos. No ano seguinte, o SciELO já era uma realidade, aumentando de forma incontestável a visibilidade das revistas acadêmicas brasileiras no Brasil e no exterior. Mais tarde, o SciELO alcançou a América Latina e os países ibéricos. A liderança de Abel na construção e no desenvolvimento do SciELO revelou um profissional profundamente inteligente, dedicado e, sobretudo, tolerante. A heterogeneidade dos periódicos e a especificidade dos campos acadêmicos em vez de, como de costume, conduzir o processo a impasses e/ou a soluções autoritárias eram tratadas de forma inventiva e harmoniosa pelo coordenador operacional.
    Parabéns, Abel Packer, pela profícua gestão à frente da BIREME e, particularmente, pela efetiva contribuição ao desenvolvimento da divulgação científica no Brasil e nos demais países de desenvolvimento científico retardatário.
    Receba um forte abraço do amigo,
    Charles

  • Elenice de Castro | BIREME/OPAS/OMS 10 de junho de 2010

    Abel,
    Em geral delegamos aos poetas e escritores a tarefa de comentar os fatos da vida que nos tocam sensivelmente. Por isso a dificuldade de escrever sobre as últimas duas décadas que tive a oportunidade de trabalhar sob a sua liderança direta e em seguida sob a sua direção na BIREME. Para mim foi de verdade uma honra, e por certo uma destas ocorrências profissionais creditadas ao destino e à sorte de viver a evolução e revolução dos paradigmas da informação.

    São muitos os fatos memoráveis, os desafios, superações, lutas e vitórias que resultaram de trabalho forte, consistente e principalmente compartilhado com inteligência, humor e generosidade. A galeria dos hexágonos infinitos da BVS, o acesso livre equitativo e aberto a todos e a informação como bem público, são legados que ultrapassam a sua gestão, pois são legados para as nossas vidas.

    Como não mencionar o CRICS, que além de consolidado é, sem falsa modéstia, o mais importante evento de informação científica e técnica em ciências da saúde do mundo. Basta um olhar retrospectivo na programação de cada edição para ver espelhada a evolução, a inovação e a busca constante de metodologias para facilitar o acesso à informação para todos independente de espaço e tempo.

    Estou certa que a citação do provérbio chinês pelo Keith Bezanson em sua conferência magistral no CRICS4, em Costa Rica (1998) “si no cambiamos de dirección, llegaremos a donde vamos” não foi obra do acaso! A evolução da rede BVS, da SciELO dos CRICS e de todos os projetos, nos faz sentir orgulho e pertença à família BIREME durante a sua gestão.

    Que você siga liderando e buscando a inovação com a ousadia, tenacidade e generosidade de sempre.

    Um grande abraço,
    Elenice

  • Patricia Santos | BIREME/OPAS/OMS 10 de junho de 2010

    Abel

    Os poucos anos que pude acompanhar sua jornada na BIREME foram suficientes para aprendizado para a vida inteira. Você é um visionário com capacidade rara de fazer os sonhos se tornarem realidade e, a característica ainda mais excepcional, de trazer muitas pessoas ao seu lado.

    Agradeço pelas diversas oportunidades que me foram oferecidas por você… tantos desafios que me permitiram crescer muito. Agradeço pela paciência, pela generosidade e pelo carinho.

    Desejo que sua nova jornada seja muito feliz!

    Um abraço

    Patrícia Santos

  • Dear Abel,

    Over the years you have been the driving force of a respected and technologically savvy institution. Your energy, vision and determination represent one set of characteristics of your personality I will always remember. The second set, that I will cherish, are your natural joviality, openness and dedication to others.

    I know we will meet again soon. Until then, I wish you the very best in your personal endeavors.

    With warmest regards,
    Ian

  • Agnes Soares, PAHO/WHO 10 de junho de 2010

    Querido Abel,

    Nos conhecemos há mais de 10 anos, numa reunião em Brasília. Fui representando a rede SHARED numa reunião histórica promovida pelo DECIT e organizada pelo Davi Rumel. Eu ainda trabalhava para o escritório Europeu de Saúde e Ambiente, mas havia sido contatada pelo Barend para assumir a secretaria do projeto. Mais por curiosidade e paixão por desafios do que propriamente por entender do assunto, acabei assumindo um contrato de trabalho temporário com a NWO, na Holanda, para escrever um sub-projeto para a America Latina e o Caribe no contexto do projeto SHARED. Minha missão terminaria com a participação no CRICS de Cuba. Mal sabia eu que iria padecer do mal de “biremite” – ou “bvs-ite” – não tem cura e só tende a aumentar com o tempo… Cuba mudou minhs vida. Fiquei fascinada com o que vi e ouvi naqueles dias. Com as pessoas que conheci, com seu discurso no teatro, com as reuniões de articulação, a Verônica, o Adalberto, o Jorge, o Pedro Urra, o Ulysses e o Pellegrini e muitos outros – com a filosofia de Pierre Levy que me foi apresentada por vc!!! Com aquela explosão de vida e criatividade, num misto de militância e ciência, paixão e disciplina. Voltei para a Holanda e aceitei o contrato de 5 anos – entre idas e vindas para a BIREME, buscando recursos, articulando projetos,organizando encontros e promovendo a troca entre parceiros em todos os continentes. Mais que tudo, eu me sentia como uma missionária da informação, carregando a “boa nova” aprendida na BIREME – numa missão histórica, quase à beira da fé religiosa: é impossível construir saúde sem acesso à informação; é impossível construir cidadania sem acesso à informação; mas tão ou mais importante, é impossível construir a própria história ou promover mudanças sem o acesso e a capacidade de publicar sua própria ciência, seja ela inovadora ou renovada por incorporação da realidade local; “a inserção soberana no “mainstream” das redes de fontes e fluxos de informação internacionais”… A simplicidade dos sistemas complexos, a soberania das redes!… os nodos inteligentes! O discurso da BIREME – a palavra do Abel…

    Amigo, tive a honra de trabalhar com você e de ter mergulhado fundo no trabalho da BIREME justamente no seu último ano. Não tenho palavras para expressar tudo o que você significa para mim. Mas quero deixar aqui registrado meu mais profundo respeito e admiração pelo seu trabalho e pela inesgotável energia dispendida em todos estes anos de construção da BVS, da SciELO e todas as outras redes.

    Obrigada por me permitir fazer parte dessa sua jornada.

    Um beijo grande e muito sucesso nessa sua nova fase de vida!

  • Ilma Horsth Noronha - Rede de Bibliotecas e da BVS FIOCRUZ 8 de junho de 2010

    Caro Abel,

    A BIREME lidera nacionalmente e articula internacionalmente uma rede de parcerias institucionais que desenvolve um conjunto de iniciativas compondo assim o mais estratégico projeto de livre acesso à Informação Científica em Saúde no âmbito da América Latina e Caribe, extensivo aos Países Africanos de Língua Portuguesa, que é a Biblioteca Virtual em Saúde.

    A BIREME organiza o Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS), que se constitui num espaço privilegiado de reflexão e intercâmbio sobre os avanços técnico-científicos e os rumos das políticas de informação científica no campo da Saúde.

    Vislumbrando a importância do Acesso Livre para ampliação da visibilidade da produção científica brasileira no processo emancipatório da Saúde, a BIREME, sob a liderança de Abel Packer, desenvolveu a Rede SciELO e a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) que juntas disponibilizam coleções de revistas científicas de acesso aberto e um conjunto de fontes de informação, articulando as instituições latino-americanas que conformam essa Rede.

    Nesse sentido a BIREME lidera o desenvolvimento dos projetos que materializam a estratégia de cooperação técnica da OPAS na América Latina e Caribe e com isso fundamentam a Política Brasileira de Informação Científica em Saúde, aprovada pelas conferências nacionais de Saúde. A BVS Saúde Pública lançada pelo Ministério da Saúde, em março de 2002, foi indicada na 12ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) como modelo de ampliação do acesso à informação em Saúde. Hoje, dados da BIREME confirmam sua ampla aceitação por parte da comunidade.

    A FIOCRUZ, por meio de seu Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) mantém uma parceria histórica com a BIREME, desde a sua criação. Na última década, a FIOCRUZ elegeu a Biblioteca Virtual em Saúde como um dos seus projetos estratégico. Além da cooperação no desenvolvimento da Biblioteca Virtual de Saúde Pública, a FIOCRUZ articula um conjunto de instituições parceiras que cooperam em cinco (5) bibliotecas virtuais temáticas já certificadas e acessíveis no Portal BVS FIOCRUZ e outras que ainda aguardam certificação.

    Diante do reconhecimento da liderança, competência e dedicação de Abel Packer à frente da BIREME e BVS e da SciELO, articulando um conjunto de parcerias nacionais e internacionais no campo da Informação Científica e Técnica em Saúde, estruturando a rede da BVS na América Latina, Caribe mais recentemente os Países Africanos de Língua Portuguesa, reafirmamos nosso apoio à continuidade do trabalho sob a responsabilidade da BIREME enquanto um Centro regional da Organização Pan-Americana da Saúde e parabenizamos o Abel Packer pelo encerramento de sua brilhante gestão e desejamos a ele muito sucesso nos novos desafios.

    Um abraço,

    Ilma Horsth Noronha
    Coordenadora da Rede de Bibliotecas e da Biblioteca Virtual em Saúde da FIOCRUZ

  • Estimado Dr. Parker, los que hacemos BVS-Ecuador, Comite Consultivo, con la coordinaciòn Regional de la Dra. Luza Avila Najera del Ministerio de Salud y todos los Centros Cooperantes y Centros de Area, saludamos y felicitamos y hacemos votos para que su jubilaciòn sea de lo mas provechoso para su vida futura.
    Ademas agradecer porque siempre ha estado impulsando y apoyando para que las BVS de Latinoamerica salgan adelante.

    Saludos Cordiales

    Rosa Mèndez Rojas
    Coordinadora de la BVS de la Biblioteca del Campus de la Salud.

  • Eliane Colepícolo 7 de junho de 2010

    Querido Abel

    embora há algum tempo longe da Bireme, continuo a apreciar e ser grata a esta instituição que me foi tão importante para minha formação profissional e pessoal e, sei que boa parte do sucesso, do entusiasmo e da força propulsora que move a Bireme vem de você como líder dedicado, sempre aberto a novas idéias, à criação, à iniciativa, à inovação!
    Nem sei como agradecer e expressar os meus sentimentos tão vivos por tudo que vivi enquanto colaboradora da Bireme no período de sua gestão!
    Que a Existência te retribua todo bem que você fez pela Bireme e seus colaboradores, pela informação em saúde no Brasil e na América Latinha e Caribe!
    Com carinho, Eliane.